IGREJA DE SANTO CRISTO

A Igreja de Santo Cristo também denominada Santuário da Caldeira de Santo Cristo é um templo português localizado na Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

O templo desta fajã, cujo Patrono é o Senhor Santo Cristo, foi benzido no dia 10 de novembro de 1835 embora a sua construção tenha sido iniciada em 1832. Desde essa altura que se transformou num local de culto onde vão devotos de toda a ilha. Vão para o pagamento de promessas e pedidos de graças.

A festa do Padroeiro desta igreja é no primeiro Domingo de setembro, com missa, procissão e arrematações. Os peregrinos deslocam-se até aqui, pelo caminho da Fajã dos Cubres ou pela vereda da Caldeira de Cima que começa a grande altitude, na Serra do Topo, com vistas de cortar a respiração.

A igreja apresenta trabalhos em cantaria de basalto negro onde se destaca o trabalho efetuado junto das portas e janelas e principalmente a torre sineira. Por cima da referida porta de entrada apresenta uma Cruz pintada de branco.

Igreja de Santo Cristo

A referida torre sineira não é dotada de cúpula sendo rematada por quatro pináculos que lhe encimam os cantos.

No interior encontra-se uma imagem do Senhor Santo Cristo no altar-mor e nas laterais uma imagem de Nossa Senhora e outra de São José.

O interior apresenta-se simples, em tons de branco, azul celeste e vermelho. O madeiramento do teto foi elaborado de forma a dar ao edifício um agradável aspeto ao manter a cor original da madeira.